País

Calçada da Ajuda voltou a ser palco de uma Gala Equestre

A Gala “Esplendor da Arte Equestre” ocorre uma vez por mês.

Calçada da Ajuda voltou a ser palco de uma Gala Equestre

Na Calçada da Ajuda decorreu, esta sexta-feira, mais uma Gala Equestre, que ali acontece todos os meses, com algumas dezenas de cavalos lusitanos e cavaleiros trajados a rigor. Um espetáculo a relembrar outros tempos históricos.

O que, à primeira vista, parece fácil demora anos a conquistar, com muito treino, perícia e paciência. Estes cavalos lusitanos vêm da Coudelaria de Alter e quando entram na Escola Portuguesa de Arte Equestre têm pela frente quase um curso universitário. Já para quem os monta, o gosto costuma vir de tenra idade.

Antes de qualquer espetáculo, aquecem no Picadeiro Henrique Calado, onde são devidamente aperaltados com tranças à portuguesa nas crinas, enfeitadas com fitas de cetim, ou berloques em ouro velho, a relembrar o Barroco, numa demorada operação de entrançamento. Só depois entram em cena.

Durante mais de uma hora, os cavalos exibem o seu porte elegante, a sua técnica, agilidade e docilidade, para alegria do público, de todas as idades.

Ao longo da Gala “Esplendor da Arte Equestre”, 14 cavaleiros, 38 cavalos brilham “À Solta”, “A passo de 4”, em “Jogos de Corte” e fecham com o “Carrossel”.