A autópsia ao corpo de João Rendeiro foi realizada no sábado. Os resultados preliminares apontam para suicídio. A advogada da mulher do antigo banqueiro diz que ainda não foi notificada pelo Instituto de Medicina Legal.
A notícia avançada esta segunda-feira pelo Jornal de Notícias (JN) refere que ainda falta conhecer os resultados de exames complementares como as análises toxicológicas. Mas dados preliminares da autópsia realizada no Instituto Nacional de Medicina Legal apontam para um suicídio, ou seja, a causa de morte referida pelas autoridades sul-africanas.
À SIC, Inês Montalvo, representante legal de Maria de Jesus Rendeiro afirma que ainda não recebeu qualquer resultado da autópsia realizada em Portugal. Por isso, remete-se para já ao silêncio.
A advogada confirmou, ainda assim, ter sido pedido a realização de uma segunda autópsia em Lisboa. Inês Montalvo considera que oficialmente a família nunca foi informada nem nunca teve conhecimento que este ato médico tivesse sido efetivamente realizado em Durban, na África do Sul.
João Rendeiro, de 69 anos, estava detido desde dia 11 de dezembro do ano passado. Foi encontrado morto a 12 de maio na prisão de Westville. O corpo ficou até dia 27 na morgue estatal de Pinetown, de onde foi translado na semana passada para Portugal.
O velório do antigo presidente do Banco Privado Português realiza-se esta segunda-feira na Basílica da Estrela, em Lisboa. O funeral está marcado para amanhã.
Saiba mais
- Autópsia de João Rendeiro em Portugal já se realizou
- Advogada de Maria de Jesus Rendeiro alega que há sinais de possível homicídio
- Corpo de Rendeiro já está em Portugal
- PGR não vê “qualquer obstáculo” a nova autópsia em Portugal a João Rendeiro
- João Rendeiro: qualquer pedido de autópsia em Portugal será apreciado pelo Ministério Público
- “Indícios de crime”: Família de João Rendeiro exige autópsia em Portugal
