País

Notícia SIC: encerradas urgências de obstetrícia e ginecologia em quatro hospitais de Lisboa

Uma situação que vai prolongar-se durante o fim de semana.

Notícia SIC: encerradas urgências de obstetrícia e ginecologia em quatro hospitais de Lisboa

A falta de médicos vai obrigar ao encerramento das urgências de obstetrícia e ginecologia de quatro hospitais da Área Metropolitana de Lisboa, a partir das 21:00 horas desta sexta-feira até às 09:00 de sábado.

Em causa estão os hospitais São Francisco Xavier, Beatriz Ângelo, em Loures, Garcia de Orta em Almada e o hospital de Setúbal. A SIC teve acesso às comunicações internas onde são especificadas as falhas nas escalas da noite.

Nos hospitais São Francisco Xavier, Beatriz Ângelo e Garcia de Orta os constrangimentos vão acontecer todas as noites do fim de semana até segunda-feira.

Os pacientes vão ser aconselhados a dirigir-se ao Hospital de Santa Maria e à Maternidade Alfredo da Costa.

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo confirmou esta noite que “não foi possível ultrapassar os constrangimentos no funcionamento de alguns serviços de Obstetrícia/Ginecologia da Região que irão ocorrer entre o final do dia de hoje (10 de junho) e o final do dia de segunda-feira (13 de junho)”.

Durante esta sexta-feira, o serviço de urgências de obstetrícia e ginecologia do hospital de Setúbal não esteve a funcionar, informou também a ARS de Lisboa e Vale do Tejo.