País

Outros serviços para além da obstetrícia podem paralisar nos próximos meses, alertam médicos

Com a pressão nas urgências e a falta de equipas para completar as escalas há hospitais da zona de Lisboa em contingência.

Loading...

Há hospitais da zona de Lisboa em contingência, uma alternativa que, segundo os médicos, compromete o cuidado de saúde prestado aos utentes e o trabalho dos profissionais

“As contingências quer dizer que não há número de médicos suficientes em presença física no hospital e isso cria condições de insegurança para os doentes e condições de insegurança para os profissionais”, explica a anestesista Ângela Rodrigues.

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo diz estar, em colaboração com hospitais, a trabalhar para garantir o normal funcionamento e a segurança das urgências das maternidades da região.

As urgências de obstetrícia e ginecologia do Hospital São Francisco Xavier estiveram encerradas na noite de segunda-feira para terça-feira e reabriram às 09:00, hora em que começaram a receber as primeiras grávidas.

A mesma situação aconteceu no Hospital do Barreiro-Montijo, que reabriu 13 horas depois,
às 09:00.

SAIBA MAIS