A juíza Margarida Alves, que era suposto julgar o antigo primeiro-ministro José Sócrates, pediu para ser transferida e irá ficar sem o processo. De referir também que o juiz presidente da comarca de Lisboa Artur Cordeiro vai substituir o juiz de instrução Ivo Rosa no Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC).
Margarida Alves vai continuar no mesmo tribunal, mas num outro coletivo de juízes, a confirmar-se o projeto do movimento judicial publicado esta quarta-feira pelo Conselho Superior da Magistratura (CSM).
A ser assim, a partir de setembro, o lugar de Margarida Alves será ocupado pela magistrada Susana Seca, que terá agora a cargo os processos que a colega tinha, entre eles, o mediático processo de Sócrates proveniente da Operação Marquês.
Margarida Alves continuará, no entanto, com os processos que já estava a julgar, entre eles, o caso de Rui Pinto.
O juiz presidente da comarca de Lisboa Artur Cordeiro vai substituir o juiz de instrução Ivo Rosa no Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) de Lisboa, de acordo com o projeto de movimento de juízes deste ano.
O projeto de movimentação divulgado pelo CSM indica ainda que o juiz presidente da comarca de Lisboa Artur Cordeiro vai substituir o juiz de instrução Ivo Rosa no Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) de Lisboa. Juiz Artur Cordeiro passa do Tribunal Marítimo para efetivo no lugar de juiz 2 do TCIC, mantendo as funções de presidente de comarca, que desempenha em comissão de serviço.
“A juíza não me pode obrigar a dizer onde andei”
No mesmo dia em que é conhecida esta informação, o antigo primeiro-ministro em entrevista à SIC acusa a justiça portuguesa de abuso por exigir informações sobre as viagens que tem feito ao Brasil desde abril do ano passado, fazendo aliás referência à juíza.
“A senhora juíza não me pode obrigar nem pode ir perguntar à polícia sobre onde andei e onde deixei de andar. É apenas um abuso”, diz o antigo governante em entrevista exclusiva à SIC. “Perguntam como quem está num estado policial.”
José Sócrates deu uma entrevista exclusiva à SIC sobre a qual poderá saber mais na SIC Notícias, a partir das 19:00.
A reportagem alargada pode ser vista esta quarta-feira no Jornal da Noite da SIC e a entrevista na íntegra é emitida a partir das 22:00, na Edição da Noite, da SIC Notícias.
