A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) informa, esta quarta-feira, que na noite de amanhã, entre as 21:00 e as 9:00, as urgências de ginecologia e obstetrícia do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) vão voltar a encerrar. Grávidas devem dirigir-se ou serão encaminhadas para outras unidades em Setúbal ou Almada.
Os problemas nas urgências continuam e, esta quarta-feira, a ARSLVT fez um novo aviso. “As urgências de Ginecologia/Obstetrícia do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) vão estar encerradas entre as 21h00 de amanhã, 16 de junho, e as 9h00 de sexta-feira, 17 de junho“.
As grávidas que precisem de assistência médica devem, durante esse período, dirigir-se ou ser “encaminhadas para outras unidades da rede, nomeadamente para o Centro Hospitalar de Setúbal (CHS) e para o Hospital Garcia de Orta (HGO), assim como para as maternidades da cidade de Lisboa que, no referido período, estarão a funcionar com normalidade”.
A ARSLVT salienta ainda que estamos perante uma situação que “nos próximos dias” vai manter-se, prevendo a autoridade de saúde “limitações em alguns hospitais, com desvios da urgência externa de Obstetrícia/Ginecologia para outras unidades da Região, que assegurarão a resposta do SNS e o seu funcionamento em rede”.
As limitações de Norte a Sul
No hospital de Portalegre, a urgência de ginecologia e obstetrícia vai estar encerrada até às 8:00 da próxima sexta-feira. Até lá, as grávidas que precisem deste serviço serão encaminhadas para o hospital de Évora, que fica a mais de 100 quilómetros de distância.
Para os residentes na parte norte do distrito, o recurso aos hospitais de Abrantes ou de Castelo Branco poderá ser uma alternativa, mas aí conta a indicação do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do 112.
No Hospital de Santa Maria, o maior do país, o diretor admite que a situação pode ser crítica nos próximos dias, tendo em conta que esta unidade está a receber grávidas de outras unidades. É o caso do hospital Garcia de Orta, onde o serviço esteve encerrado esta noite e pela terceira vez numa semana.
Desde as 21:00 de terça-feira também o serviço de urgência de ginecologia e obstetrícia da Unidade Hospitalar de Portimão está encerrado por dificuldade em assegurar escalas.
O encerramento irá manter-se até às 9:00 de segunda-feira (20 de junho), sendo que a resposta assistencial regional do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) está garantida na Unidade Hospitalar de Faro pela equipa de especialistas de Faro, a qual será reforçada com médicos da Unidade Hospitalar de Portimão, segundo indicou o CHUA.
Mais a Norte, em Braga, as escalas de serviço para a próxima sexta-feira (dia 17) e domingo estão incompletas e há o risco de a urgência de obstetrícia voltar a fechar por causa da falta de especialistas. Ainda assim, a administração da unidade hospitalar diz que está a fazer todos os esforços para conseguir preencher as escalas de serviço.