O problema existe em 10 dos 11 centros de saúde da região do Baixo Vouga, em Aveiro. Em todos faltam médicos de família.
Faltam 18 a 20 médicos de família no ACES do Baixo Vouga e há, por isso, entre 34 e 37 mil utentes sem médico.
Motivos para reunir numa vigília, junto ao centro de saúde de Aveiro, dezenas de profissionais da saúde e utentes revoltados com a falta de resposta nos cuidados primários.
Afonso Batista refere-se ao concurso do Serviço Nacional de Saúde, para colocar médicos de família recém-especialistas.
É que apesar de faltarem cerca de 20 na região de Aveiro, o Ministério abriu apenas cinco vagas para esta zona do país.
Nesta vigília deixam uma proposta: que o Ministério da Saúde abra um número de vagas igual ao número de médicos necessários em cada região.
O protesto fez mexer os profissionais da saúde de Aveiro, mas os médicos lembram que o problema afeta muitos serviços e milhares de utentes em todo o país.