País

Ligações de jovens a grupos criminosos aumentaram, Governo promete agir em “duas frentes”

Ligações de jovens a grupos criminosos aumentaram, Governo promete agir em “duas frentes”

Face a 2020, registou-se um aumento de 7,3% nos crimes cometidos por jovens entre os 12 e 16 anos.

Loading...

Mais de 250 jovens foram identificados na Área Metropolitana de Lisboa (AML) com ligações a grupos criminosos. O Governo já reuniu com a Comissão de Acompanhamento, criada após o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) ter revelado um aumento dos crimes cometidos por jovens.

É composta por 14 elementos das áreas da Justiça, Educação, Trabalho, Saúde, Administração Interna e Segurança Social, vai reunir a cada duas semanas e apresentar recomendações ao Governo para a implementação de medidas de prevenção perante o aumento dos crimes cometidos por jovens.

Apesar da diminuição devido à pandemia, face a 2020, foram registados mais 76 crimes cometidos por jovens entre os 12 e os 16 anos – um aumento de 7,3%.

Quando um adolescente ou um jovem, entre os 12 e os 16 anos de idade, entra no mundo da delinquência significa que a sociedade falhou como um todo. Falhou a família, o meio comunitário, falharam as respostas do conjunto da sociedade“, defende o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.

A comissão, de cariz multidisciplinar, pretende identificar os efeitos que o confinamento, a utilização das redes sociais e o contexto social têm no comportamento dos jovens. Será apresentado um relatório anual mas também recomendações intercalares, caso se justifique.

Em função destes indicadores entendemos que o Estado tem uma responsabilidade de chamar para o trabalho as diferentes instituições que devem trabalhar em duas frentes” na prevenção e na aplicação de medidas de acompanhamento e de segurança, explicou o ministro.

Na Área Metropolitana de Lisboa foram identificados 255 jovens com ligações a grupos criminosos. Entres os crimes associados estão a ofensa à integridade física simples, ameaça, condução sem habilitação legal e furto a estabelecimentos comercias.

Últimas Notícias
Mais Vistos