Há vários blocos de parto pelo país que vão encerrar durante o mês de julho. A recém-criada comissão de acompanhamento dos serviços de obstetrícia já tem um plano de referenciação para desviar as gravidas para outros hospitais.
Para ter o banco de obstetrícia aberto, o Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, precisa de quatro médicos obstetras.
Entre as 20:00 desta sexta-feira e as 20:00 de sábado conseguiu escalar apenas 1, sendo obrigado a fechar a porta da urgência.
As grávidas de Loures serão desviadas para a Maternidade Alfredo da Costa e Hospital de Santa Maria, sem problemas de recursos humanos, mas com falta de camas se houver muitas transferências.
É no Sul do pais que se prevê a maior parte dos encerramentos de urgências obstétricas durante o verão, nomeadamente na região de Lisboa, Algarve e Alentejo, onde existe mais falta de obstetras.
A recém-criada comissão de acompanhamento da obstetrícia tem um plano que lhe permite saber atempadamente quais as urgências que vão encerrar durante o verão.
Já a medio e longo prazo, vai trabalhar na revisão da rede de referenciação, que poderá levar á concentração de maternidades e recursos humanos.
Saiba mais:
- Braga sem urgências de cirurgia pediátrica: doentes serão reencaminhados para o Porto
- Constrangimentos nas urgências de vários hospitais
- Encerramentos de urgências de obstetrícia e ginecologia comunicados no portal do SNS
- Hospital de Braga fica sem urgências de cirurgia pediátrica à noite
- Caos nas urgências de obstetrícia: comissão quer valores fixos para tarefeiros
- Médicos e sindicato falam em rotura das urgências de Portalegre, mas hospital desmente