País

40.º Congresso do PSD: Rangel e Pinto Luz ‘vices’, Moedas ‘juiz’ e regressos da ‘era Passos’ nas listas do novo líder

40.º Congresso do PSD: Rangel e Pinto Luz ‘vices’, Moedas ‘juiz’ e regressos da ‘era Passos’ nas listas do novo líder

A divulgação das escolhas para os órgãos nacionais marcou o 2.º dia de trabalhos, que contou com duas visitas especiais.

Arrancamos para o segundo dia de Congresso do PSD no Pavilhão Rosa Mota, no Porto. À semelhança do que aconteceu no arranque, os trabalhos começaram com pelo menos uma hora de atraso. Ao palco para discursar subiram figuras de relevo com destaque para Jorge Moreira da Silva, Paulo Rangel – que acabou por marcar presença -, e Miguel Pinto Luz. Acompanhe em direto, e ao minuto, na emissão da SIC Notícias.

O suspense terminou ao final da tarde deste sábado. O novo presidente social-democrata apresentou as listas aos órgãos nacionais do partido e se alguns nomes já eram esperados – como Margarida Balseiro Lopes, Hugo Soares ou António Leitão Amaro -, outros surpreenderam, como Paulo Rangel.

O eurodeputado consta entre os ‘vices’ de Montenegro. Em entrevista exclusiva à SIC Notícias revelou que o convite não foi de última hora mas surpreendeu-o. Além de Rangel, da lista de ‘vices’ fazem ainda parte o ex-candidato à liderança Miguel Pinto Luz, o líder da distrital de Braga Paulo Cunha e a militante e jurista Inês Ramalho.

Nomes que confirmam que se Montenegro tinha dois caminhos, não excluiu nenhum. Ou seja, confirma-se que chamou para a sua direção o núcleo duro dos seus principais apoiantes, mas também abriu o partido a outras correntes. Ainda assim, levou, pelo menos, uma nega: a de Jorge Moreira da Silva.

Quase 30 anos depois, o PSD está de volta aos congressos no Pavilhão Rosa Mota (apesar de a primeira opção ter sido o Coliseu do Porto) para a consagração de Luís Montenegro como presidente do partido. Este é também o quinto congresso que o PSD realiza no Porto, sendo a segunda vez que o palco é o Pavilhão Rosa Mota – a primeira foi em novembro de 1992 no XVI Congresso Nacional.

Recorde os principais momentos e discurso do 1.º dia do Congresso

Últimas Notícias
Mais Vistos