País

Associação Nacional de Municípios Portugueses não gostou de ouvir Montenegro falar da regionalização 

Tema divide autarcas.

Associação Nacional de Municípios Portugueses não gostou de ouvir Montenegro falar da regionalização 
Loading...

A regionalização não foi tema das reuniões desta terça-feira na Associação Nacional de municípios em Coimbra. O conselho diretivo e o conselho geral estiveram a trabalhar na descentralização, mas no final as diferenças entre eleitos pelo PS e pelo PSD ficaram evidentes. Isto depois de no fim de semana Luís Montenegro ter dito que era contra a ideia de um referendo em 2024. 

Uma grande maioria dos autarcas defende a descentralização, mesmo que seja de formas diferentes. Já a regionalização é outro assunto e que provoca divisões partidárias e não só. Luísa Salgueiro, eleita pelo PS em Matosinhos e presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, não gostou de ouvir Montenegro falar do tema. 

Carlos Moedas é autarca pelo PSD em Lisboa e presidente do Conselho Geral da Associação Nacional de Municípios. Diz sim à descentralização e não à regionalização. 

Os trabalhos para forjar um acordo para a descentralização entre Governo e autarcas prosseguem a contento dos municípios. Discute-se, para já, educação e saúde, mas não há data para concluir o documento.

Saiba mais: