Durante esta terça-feira, ANA – Aeroportos de Portugal prevê que sejam cancelados 28 voos de e para o aeroporto de Lisboa, entre 12 partidas e 16 chegadas.
Este número de cancelamentos é inferior ao registado durante o dia de segunda-feira, com a ANA a reportar 32 cancelamentos com chegada e partida do Aeroporto Humberto Delgado, após 65 cancelamentos no sábado e 39 no domingo.
“Constrangimentos” em vários aeroportos europeus e o encerramento da pista do aeroporto de Lisboa, durante algumas horas na passada sexta-feira devido ao rebentamento de pneus de um jato particular, têm sido apontados como as principais causas para o cancelamento dos voos.
Milhares de passageiros continuam a perder e a TAP já admitiu que a situação se pode prolongar durante semanas.
A Deco já pediu ao Ministério das Infraestruturas e a Autoridade Nacional da Aviação Civil para intervirem e acautelarem os interesses dos passageiros afetados pelos cancelamentos de voos em Lisboa, cujo direito à assistência “não está a ser aplicado”.
O Governo disse esta terça-feira estar “atento e preocupado” com a situação nos aeroportos, mantendo “contacto permanente” com a ANAC e a ANA, para solucionar os problemas sinalizados, segundo uma resposta à Deco, a que a Lusa teve acesso.