País

Urgências de obstretícia do Hospital de Aveiro voltam a encerrar esta noite

Pelo menos 15 enfermeiros já pediram escusa de responsabilidade.

Urgências de obstretícia do Hospital de Aveiro voltam a encerrar esta noite
Loading...

Por causa do encerramento noturno da urgência de ginecologia e obstetrícia do Hospital de Aveiro, pelo menos 15 enfermeiros já pediram escusa de responsabilidade. O serviço reabriu esta terça-feira de manhã, mas volta a encerrar logo à noite e de quarta para quinta-feira.

O serviço de urgência de ginecologia e obstetrícia do Hospital de Aveiro esteve encerrado por 12 horas, pela terceira noite em quatro dias. Antes de fechar, teve de transferir três grávidas para outro hospital.

Grávida de sete meses, Carla Peralta, utente do Hospital de Aveiro, precisou de atendimento durante a noite. Mas, com a urgência fechada em horário nocturno, foi-lhe dito que teria de se dirigir a Coimbra, tal como acontece às grávidas que ligam para o INEM.

“Então se eu tiver para ter o meu filho, vou para Coimbra? Chamo a ambulância? Será que tenho tempo de chegar a Coimbra? É desolador mesmo…”, disse Carla Peralta.

Sempre que uma grávida é transferida, o transporte tem de ser acompanhado por um enfermeiro especializado e, até meio da manhã, já 15 enfermeiros de ginecologia e obstetrícia de Aveiro tinham declarado exclusão de responsabilidade.

O hospital tem 19 médicos especialistas desta área, mas a maioria está dispensada de fazer serviço de urgência. Os tarefeiros, que asseguraram 20% dos horários de junho, são agora difíceis de encontrar.

A administração do Hospital de Aveiro emitiu um comunicado a confirmar os constrangimentos dos próximos dias, mas continua a não prestar declarações.

A urgência de ginecologia e o bstetrícia em Aveiro volta a encerrar nesta noite de terça para quarta-feira e estará fechada por 24 horas entre a noite do dia 6 e a noite do dia 7.