País

ANA desvaloriza ranking que classifica aeroporto de Lisboa como o pior na Europa

Ouvido esta manhã no parlamento, Thierry Ligonnière recusou qualquer responsabilidade no caos vivido nos últimos dias.

Loading...

O presidente executivo da ANA reconhece problemas graves nos aeroportos, mas desvaloriza um ranking que coloca o Aeroporto Humberto Delgado no último lugar da lista, como pior aeroporto europeu. Ouvido esta manhã no parlamento, Thierry Ligonnière recusou qualquer responsabilidade no caos vivido nos últimos dias.

Os responsáveis pela gestão dos aeroportos admitem a gravidade da situação, mas atiram as culpas para as empresas de aviação.

"Os cancelamentos são decididos pelas companhias aéreas (...) Isto é, provavelmente, uma questão de organização, de recursos das próprias companhias aéreas", disse Thierry Ligonnière.

O aumento da procura pelas viagens de avião surpreendeu o setor da aviação e, para a ANA, essa é uma das razões que explica o caos vivido nos aeroportos.

Nos últimos dias, tem havido problemas por causa dos cancelamentos de voos mas também já os houve no controlo de fronteiras. No entanto, a ANA também não assume responsabilidade por esses acontecimentos.

"Tivemos problemas graves com alguns dos subsistemas, um deles o controlo de fronteiras, que não é um processo diretamente tratado pela ANA", garantiu o presidente executivo.

A audição no Parlamento tinha como objetivo perceber porque é que o ranking do site alemão Air Help classifica o Aeroporto Humberto Delgado como o pior da Europa.

"[Aquele ranking] não é uma avaliação objetiva do desempenho de uma infraestrutura aeroportuária feita por uma entidade independente de referência no setor, mas sim uma montagem coxa realizada por uma empresa comercial que se alimenta de indemnizações reclamadas às companhias aéreas por voos atrasados ou cancelados", disse ainda Thierry Ligonnière.