A Autoridade Marítima Nacional alertou esta quinta-feira para os cuidados a ter na praia devido ao aumento da temperatura nos próximos dias.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), espera-se que os termómetros registem entre 30 e 35 graus na generalidade do território. No entanto, as temperaturas podem chegar aos 42 graus em algumas regiões.
Os sete cuidados para se manter em segurança
- Mantenha-se hidratado;
- Faça refeições frias, leves e coma mais vezes ao dia;
- Evite a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11:00 e as 17:00;
- Utilize roupa larga, que cubra a maior parte do corpo, chapéu de abas largas e óculos de sol com proteção UVA e UVB;
- Utilize protetor solar, com fator igual ou superior a 30 e renove a sua aplicação de duas em duas horas e após os banhos na praia ou piscina;
- Evite atividades que exijam grandes esforços físicos, nomeadamente desportivas e de lazer no exterior;
- Em caso de emergência não entre na água, chame o nadador-salvador ou ligue 112.
Lisboa e Leiria estão a partir desta quinta-feira sob aviso laranja e os restantes 16 distritos de Portugal continental a amarelo por causa do tempo quente, prevendo-se um agravamento para os próximos dias, segundo o IPMA.
Na sexta-feira, o aviso laranja vai estender-se aos distritos de Coimbra, Santarém, Setúbal, Évora e Beja e no sábado também a Portalegre, Castelo Branco, Bragança, Vila Real, Braga e Porto.
O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.