País

Incêndio de Ourém lavra há quatro dias e alastrou a Ferreira do Zêzere e Alvaiázere

Dois Canadair espanhóis estão a auxiliar o combate às chamas.

Incêndio de Ourém lavra há quatro dias e alastrou a Ferreira do Zêzere e Alvaiázere
PAULO CUNHA

O incêndio de Ourém lavra já há quatro dias e este domingo voltou a complicar-se devido ao vento forte. No terreno continuam milhares de operacionais, apoiados por vários meios aéreos, entre eles, dois Canadair espanhóis.

Loading...

O vento intenso, em conjunto com as altas temperaturas, dificultam o trabalho dos bombeiros.

As chamas já chegaram a três concelhos – Ourém, Ferreira do Zêzere e Alvaiázere – e só em 48 horas o fogo consumiu 1.500 hectares de floresta.

A poucos quilómetros deste incêndio, em Pombal, há um outro que também está a preocupar as autoridades e que, durante a tarde, mobiliza também centenas de operacionais.

Este domingo há milhares de operacionais a combater vários incêndios. O ministro da Administração Interna anunciou no sábado que o Governo decidiu declarar a situação de contingência entre segunda e sexta-feira, permitindo que a Proteção Civil mobilize "todos os meios de que o país dispõe".

José Luís Carneiro explicou que a decisão se deve à previsão de agravamento das condições meteorológicas associadas a um elevado risco de incêndio, com a conjugação de fatores como a seca que se vive no país, níveis de humidade muito baixos, a previsão de ventos de várias orientações e noites muito quentes.