País

BE acusa Governo de "pouco ou nada fazer" para prevenir incêndios

Líder do Bloco de Esquerda reivindica investimento nesta área.

Loading...

O Bloco de Esquerda acusa o Governo de falta de ação para prevenir os incêndios antes da chegada do verão e reivindica investimento nesta área.

"É preciso agir já. É a segurança que está em causa e não podemos continuar com observatórios, estudos e programas-piloto, porque as nossas vidas não são um projeto-piloto, porque o nosso país não é um relatório. É preciso ação concreta já e investimento já no território", disse Catarina Martins.

Catarina Martins referiu que, apesar dos esforços do Bloco e das alterações à lei para limitar a área do eucalipto e para que se criassem as unidades de gestão florestal "pouco ou nada foi feito" a seguir aos fogos "profundamente trágicos", em 2017, para evitar que "estas tragédias se possam repetir".

"Trabalhámos sobre a ideia de que mais do que combater os incêndios, que é tão necessário, precisávamos de os prevenir antes de chegar ao verão e, por isso, era preciso outro território, sapadores florestais, carreiras para as pessoas que trabalham na floresta e contratar mais pessoas para esse trabalho. Mas a verdade é que, nestes cinco anos, pouco ou nada foi feito e essa é a grande tragédia do dia de hoje também", afirmou.

Catarina Martins lembrou que, neste momento, Portugal está sob "um risco máximo de incêndios e está a ser implementado um plano de contingência".