País

Detido suspeito na investigação ao abate de 540 animais na Herdade da Torre Bela

Homem foi detido por posse de munições proibidas.

Detido suspeito na investigação ao abate de 540 animais na Herdade da Torre Bela

Um homem de 53 anos foi detido esta terça-feira por posse de munições de calibre proibido, anunciou em comunicado a Guarda Nacional Republicana (GNR). A detenção ocorreu na sequência de uma investigação relacionada com a caçada na Herdade da Torre Bela, no concelho da Azambuja, em dezembro de 2020, onde foram mortos 540 animais.

Na operação foram também apreendidos diversos documentos relacionados com a investigação nos distritos de Lisboa, Santarém e Portalegre, onde foram cumpridos 14 mandados de busca.

"Na sequência de uma investigação que decorre relacionada com a caçada que ocorreu na Herdade da Torre Bela em dezembro de 2020, os elementos do NICCOA deram cumprimento a 14 mandados de buscas, seis domiciliárias e oito em empresas, nos distritos de Lisboa, Santarém e Portalegre", lê-se na nota.

A operação contou com o reforço da estrutura de investigação criminal dos Comandos Territoriais de Lisboa, Santarém e Portalegre, e com o apoio da Polícia de Segurança Pública (PSP).

A 28 de dezembro de 2020, o Ministério Público abriu um inquérito-crime à montaria da herdade da Torre Bela. Na altura, também o Instituto da Conservação da Natureza abriu um processo para averiguar "os factos ocorridos e eventuais ilícitos" relacionados com o abate dos animais, a maioria veados e javalis e suspendeu a licença da Zona de Caça da Torre Bela.