O incêndio que começou este domingo no concelho do Fundão está controlado e a Proteção Civil espera conseguir dominá-lo durante a tarde desta segunda-feira. O fogo, que já provocou feridos, destruiu terrenos agrícolas e matou vários animais, está a ser combatido por mais de 400 bombeiros.
Durante a noite, o número de operacionais foi reforçado para 500 bombeiros e muitos deles foram reposicionados para zonas de maior perigo.
Depois das horas complicadas vividas na tarde deste domingo, a Proteção Civil queria aproveitar a descida da temperatura e o aumento da humidade previstas para a madrugada no Fundão.
E, apesar de o combate não ter apagado o fogo, controlou-o.
"Neste momento, a situação está mais confortável. Mas temos ainda alguns pontos quentes", disse Amândio Nunes, segundo comandante distrital da Proteção Civil de Castelo Branco.
Esses pontos são agora a prioridade para que o fogo não se descontrole, caso o calor aperte e o vento aumente. No entanto, estão em zonas de difícil acesso, às quais só é possível chegar através de caminhos abertos pelas máquinas de rasto ou pelo ar, com três meios aéreos que estiveram
durante a manhã a fazer descargas constantes.
Esta segunda-feira não houve casas em perigo, mas no domingo o fogo fez estragos nas cinco freguesias por onde passou.
As pessoas da freguesia de Pero Viseu, que tiveram de ser retiradas de casa por precaução, já puderam regressar. Um civil ficou ferido com gravidade e teve de ser transportado para o hospital.