País

Marca inclusiva adapta peças de roupa a pessoas com autismo e daltonismo

Loading...

Nova coleção da Dear Ocean, lançada em 2019, foi produzida em Portugal.

Duas jovens criaram uma marca de roupa inclusiva que se adapta às limitações de pessoas com autismo e que tem etiquetas para daltónicos. A coleção foi apresentada na semana da moda de Londres.

Maria do Mar sente a roupa como uma ameaça capaz de provocar um turbilhão de emoções. Para esta bailarina com autismo, as etiquetas e costuras têm o efeito de agulhas no corpo e há tecidos que não consegue suportar.

Mas a marca de roupa inclusiva Dear Ocean acabou com essa sensação, com peças que se adaptam à limitações de pessoas com autismo e outras condições físicas e neurológicas.

"A textura é muito mais suave e macia, não tem etiquetas nem costuras e há uma peça que tem uma gola que subimos para ficar mais protegidos dos estímulos exteriores", explicou a modelo da marca, Maria do Mar.

A nova coleção da Dear Ocean foi produzida em Portugal e criada em parceira com a Associação Voz do Autista. A ambição da marca é integrar pessoas que não estão representadas na moda através do design e dos tecidos.

As etiquetas são impressas para evitar fricções e têm também o código Color Add - um alfabeto das cores criado a pensar nas 350 milhões de pessoas
no mundo que são daltónicas.

Parte das vendas da Dear Ocean reverte para a Saber Compreender, uma associação que apoia pessoas sem-abrigo do Porto.

Esta peças inclusivas, sustentáveis e com impacto social já passaram pela London Fashion Week.

Últimas Notícias
Mais Vistos