País

Vai haver mais vagas para a 1.ª fase de acesso ao Ensino Superior

Vai haver mais vagas para a 1.ª fase de acesso ao Ensino Superior
LAW Ho Ming/Getty Imagens
Plataforma vai estar aberta para que os alunos possam apresentar a candidatura ou alterar as opções já apresentadas.

A plataforma para candidaturas à 1.ª fase de acesso ao Ensino Superior vai estar aberta no domingo para novas inscrições ou alterações, depois de o Governo ter aprovado o reforço de vagas.

A abertura da plataforma foi determinada por despacho do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior publicado esta terça-feira em Diário da República na sequência do reforço do número de vagas.

De acordo com um outro despacho, publicado na segunda-feira, as instituições vão poder aumentar em 5% o número de vagas.

Esse reforço é feito através da transferência de vagas dos concursos especiais de acesso que não tenham sido ocupadas ou que, no caso de os concursos ainda não estarem concluídos, as instituições prevejam que não venham a ter ocupação em função do número de candidatos.

Para alguns cursos, o aumento pode ir até 10%. É o caso dos cursos com maior procura, maior número de candidatos nas primeiras opções e com as notas de candidatura mais elevadas, e os cursos previstos nas candidaturas aos programas Impulso Jovens STEAM e Impulso Adulto.

Por áreas de formação, a medida beneficia também os cursos de ciências e tecnologias do espaço e engenharia aeroespacial, em competências digitais ou em ciências de dados e sistemas avançados de informação, e em educação básica.

A lista de vagas será atualizada na página da Direção-Geral do Ensino Superior até sábado. No domingo, a plataforma vai estar aberta para que os alunos possam apresentar a candidatura à 1.ª fase, se não o fizeram ainda, ou alterar as opções já apresentadas.

Os resultados da primeira fase serão conhecidos a 11 de setembro e segue-se depois a 2.ª fase, que decorre entre 12 e 23 de setembro, havendo ainda uma 3.ª fase, entre 7 e 11 de outubro.

Últimas Notícias
Mais Vistos