As empresas portuguesas têm cada vez mais dificuldade em contratar engenheiros informáticos. Por causa do trabalho remoto, o mercado ficou mais competitivo e há empresas estrangeiras a oferecer o dobro do salário praticado em Portugal.
O trabalho remoto ganhou expressão durante a pandemia e a tendência parece ter vindo para ficar. Há cada vez mais trabalhadores que exercem funções a partir de casa, podendo assim trabalhar para empresas estrangeiras a partir de Portugal.
Esta é uma situação frequente na área da engenharia informática, que atravessa neste momento uma escassez de engenheiros disponíveis para trabalhar em Portugal.
Muitos profissionais têm sido atraídos por empresas europeias e até mesmo dos Estados Unidos, que pagam entre 20 e 30% mais ou, em alguns casos, o salário pode mesmo ser o dobro do praticado em Portugal.
Para as empresas nacionais fica assim cada vez mais difícil competir com estes valores, o que obriga à contratação de profissionais de outras nacionalidades.
Portugal é visto por muitas multinacionais como um país cativante e atrativo para fins económicos, uma vez que é “social e economicamente estável”, tal como afirma o diretor técnico da Xelerate, uma startup sediada no Porto.