País

Seleção de professores nas escolas vai mudar a partir de 2024

Loading...
Ministro da Educação adiantou algumas informações sobre como será feita esta gestão.

A partir de 2024, a seleção de professores nas escolas vai ser feita num modelo diferente. O ministro da Educação explicou que vão ser os diretores a gerir os docentes através de um conselho local.

“O que estamos a propor, sem avançar ainda grandes detalhes, é que quando um mapa interconcelhio tem um conjunto de professores, que a alocação a escolas possa ser feita por esse conselho local de diretores com critérios que ainda serão trabalhados e definidos”, revelou.

O ministro da Educação, João Costa, anunciou em setembro que pretendia dar autonomia aos diretores para que pudessem selecionar um terço dos seus professores, tendo em conta o perfil dos docentes e os projetos educativos da escola.

Nesta segunda reunião negocial com alguns dos sindicatos que representam os professores, o ministério apresentou como alternativa que "alguns professores do quadro sejam escolhidos por um conselho local de diretores de escola".

Relativamente à contratação de professores, o Ministério da Educação propõe reduzir a regularidade dos concursos internos, que atualmente se realizam de quatro em quatro anos e que passariam a realizar-se a cada cinco anos.

As reuniões negociais decorreram esta terça-feira com a Federação Nacional dos Professores e a Federação Nacional da Educação.

Últimas Notícias