O número de intoxicações na Europa por óxido nitroso, também conhecido como a "droga do riso", está a preocupar as autoridades. O uso recreativo pode provocar problemas neurológicos graves, adiantam os especialistas. Em Portugal, foram apreendidas 35 botijas desta substância.
O óxido nitroso ou "droga do riso" é um gás utilizado para encher balões, mas também se recorre a esta substância para fins medicinais, para a indústria automóvel e alimentar.
Todavia, entre os jovens, o gás “hilariante” está a ser utilizado para fins recreativos.
Segundo os dados mais recentes do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência, este ano foram registadas cerca de 35 apreensões de botijas desta substância em Portugal.
O diretor-geral do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD), João Goulão, afirma que a droga provoca "um riso incontrolável, desinibição, sensações agradáveis e com efeito muito rápido".
Há dois meses passou a integrar a lista de substâncias psicoativas proibidas, pois provoca "efeitos neurológicos com alguma gravidade" e quando é inalado a temperaturas muito baixas, "pode provocar queimaduras", adianta João Goulão.
A distribuição, venda e consumo é feita nos espaços de diversão noturna, mas a droga também pode ser adquirida através da internet.