A Segurança Social informou, esta quarta-feira, que se mantém "em curso" a investigação forense ao ataque informático, mas "até à presente data, não existe qualquer evidência" de acesso indevido a dados de cidadãos e empresas.
Este novo ponto de situação é feito depois de no passado dia 21 de novembro, a Segurança Social ter revelado ter sido alvo de um ataque informático. Sem mencionar quando aconteceu, referiu apenas que tinha resultado "numa intrusão intencional e maliciosa na sua rede informática".
“Relativamente ao incidente de cibersegurança, a investigação forense está em curso e mantém-se o ponto de situação inicial, ou seja, até à presente data, não existe qualquer evidência de ter existido acesso indevido a dados de cidadãos ou de empresas”, lê-se no ponto de situação partilhado esta quarta-feira.
Na sequência deste incidente, sublinhe-se, foram desencadeadas diligências em estreita colaboração com o Centro Nacional de Cibersegurança, a Polícia Judiciaria (PJ) e especialistas em cibersegurança, no sentido de garantir a segurança dos sistemas e respetivos dados.
Aquando da notícia sobre o ataque, a SIC aparou que a todos os funcionários foi pedido que alterassem as passwords de acesso aos serviços.