Todas as pessoas que se encontrava esta tarde, cerca das 18:30, no IKEA de Alfragide, tiveram de abandonar o edifício depois de soar um aviso que alertava que “algo grave” tinha acontecido e que as pessoas deveria abandonarem o local e afastarem-se da loja.
No aviso que se ouviu sucessivamente, em vários línguas, era dada a indicação de que havia "problemas técnicos no edifício", que obrigavam a que todas as pessoas abandonassem as instalações pelas saídas de emergência. Foi também dada informação sobre as crianças que se encontravam no espaço infantil.
A situação gerou alguma ansiedade entre os clientes, algumas pessoas começaram a correr e outras, com a pressa de abandonar o local, deixaram ficar bens pessoais. Houve quem deixasse a carteira juntamente com as compras que tinha no carrinho.
Em poucos minutos, os automóveis faziam fila para sair do parque de estacionamento e, nas imediações, viam-se viaturas de emergência a chegar ao local.
Menos de 15 minutos após o aviso inicial, a situação estava aparentemente controlada e as pessoas foram autorizadas a entrar no edifício.
Um segurança no local disse que a evacuação do edifício se deveu a uma "falha técnica", que terá afetado o sistema de alarme.
Desconhecem-se, para já, as causas deste problema técnico.