A Junta de Freguesia de Santo António dos Cavaleiros e Frielas, em Loures, está a entregar cabazes de Natal para ajudar quem mais precisa. Os pedidos de auxílio aumentam, mas há também cada vez mais pessoas dispostas a ajudar.
Os cabazes que estão a ser entregues a quem mais precisa estão adaptados às necessidades de cada família. De alimentos a produtos de higiene e limpeza, o objetivo é entregar bens essenciais que melhorem a vida das pessoas.
“Na verdade, tudo dá jeito. Tem bacalhau, azeite, arroz. Bens de primeira necessidade como coisas de higiene. Eu adoro, é muito bom. Principalmente o bacalhau", afirma Elsa Lima, uma das pessoas que leva para casa um dos cabazes.
Na totalidade a Junta de Freguesia preparou 65 cabazes para 65 famílias com a ajuda de mais de 20 empresas que procuram assim “adoçar” um pouco mais o Natal de várias pessoas.
“Em conjunto com o comércio conseguimos fazer uns cabazes e oferecer as famílias um Natal melhor. Em conjunto com os profissionais, com a nossa assistente social, a nossa psicóloga e toda a área social”, revela Rosália Bagulho, da União de Freguesias de Santo António dos Cavaleiros e Frielas.
Os pedidos de ajuda têm aumentado, mas há também mais contributos do que em anos anteriores. De tal forma, que este ano, a Junta de Freguesia não precisou de recorrer ao fundo de ação social.
O comércio local e as grandes empresas fizeram a diferença para que na noite de natal a mesa de algumas pessoas esteja mais recheada.
"A parte preferida é a satisfação das pessoas quando recebem os cabazes. A alegria das crianças quando recebem um brinquedo, e o sorriso das pessoas porque têm alguma coisa para a noite de natal", diz Rosália Bagulho.