O sistema de comunicações dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), utilizado pelo INEM, já está a “funcionar em pleno”. Em comunicado, o instituto garante que “foram integralmente respostas as comunicações móveis” e o “sistema de dados”.
“O sistema de comunicações do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM encontra-se, desde as 20h50, a funcionar em pleno. Às 20h36 foram integralmente repostas as comunicações móveis e às 20h50 o sistema de dados”, pode ler-se.
Durante a tarde desta segunda-feira, foi verificado “um incidente com o backup de fornecimento de energia que motivou a queda das comunicações”. O INEM “ativou de imediato o plano de contingência previsto”, utilizando a rede SIRESP e outros sistemas redundantes para acionar os meios de emergência.
O INEM apelou à população que apenas ligue para o 112 em caso de emergência.
“Todas as situações referentes a aconselhamento devem recorrer ao Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde, através do 808 24 24 24, o que permitirá que aos CODU do INEM cheguem apenas chamadas de verdadeiras emergências médicas”, acrescentam.