<<<
Um eucalipto que terá quase 150 anos foi eleito pelos portugueses como Árvore do Ano num concurso organizado pela União da Floresta Mediterrânica (UNAC). Foi classificada pela Universidade de Aveiro como a maior do país e fica na localidade de Contige, no concelho de Sátão, daí o nome pelo qual foi batizada - Eucalipto de Contige.
Mesmo junto à Estrada Nacional 229, que liga Viseu a Sátão, ergue-se a árvore imponente, que segundo registos locais terá sido plantada quando se construiu a Estrada das Donárias, em 1878.
A árvore de grandes porte está classificada como de interesse público desde agosto de 1964. Há várias teorias sobre a data da plantação do eucalipto centenário, uma delas é que possa estar ligada à celebração do nascimento de uma das filhas do então proprietário.
Com 43 metros de altura e 11 de perímetro do tronco, este eucalipto não passa despercebido e terá sido sempre considerada a sua conservação quando se abriram estradas e construíram casas na sua proximidade.
Votação europeia já deu a vitória a Portugal em 2018
A árvore escolhida pelos portugueses vai agora participar no concurso da Árvore Europeia do Ano, que teve a sua primeira edição em 2011 e daí até agora o número de países participantes passou de 5 para 22 países, que levam à competição os vencedores dos diferentes concursos nacionais.
A primeira competição europeia foi inspirada num concurso da República Checa sobre a Árvore do Ano. Portugal participou pela primeira vez por iniciativa da UNAC em 2018, ano em que foi uma árvore portuguesa a ganhar o concurso internacional. Na última edição, venceu o Carvalho de Dunin, eleito pela Polónia.
A UNAC realça que o objetivo do concurso é destacar a importância das árvores antigas na herança cultural e natural.
"Ao contrário de outros concursos, a Árvore Europeia do Ano não se foca apenas na beleza, no tamanho ou na idade da árvore, mas sim na sua história e relações com as pessoas", salienta.
Azinheira de Alportel e Castanheiro de Guilhafonso muito perto da árvore vencedora
De acordo com a organização do concurso em Portugal, a recente votação foi das mais renhidas de sempre. Na sexta edição da iniciativa nacional, participaram 10 árvores.
A votação, que decorreu online com mais de 20 mil votos distribuídos pelas 10 árvores, a Azinheira de Alportel, em São Brás de Alportel, Faro, conquistou o segundo lugar e em terceiro ficou o Castanheiro Gigante de Guilhafonso, em Pera de Moço, Guarda.
A árvore vencedora obteve 3.046 votos, seguindo-se a azinheira de Alportel com 2.879 votos e o castanheiro gigante com 2.863. A concurso estavam ainda várias oliveiras, um plátano, um carvalho e um metrosídero ou árvore-do-fogo.