O fundador do projeto MiudosSegurosNa.Net diz que o vício dos videojogos pode ser usado para aliciar as vítimas, como parece ter acontecido neste caso da jovem desaparecida de Leiria. Em entrevista à SIC Notícias, Tito Morais lembra que esta dependência já é uma doença declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e apela a uma atenção redobrada dos pais e educadores.
“A dependência ou a utilização excessiva ou problemática dos videojogos pode ser usada num contexto de um processo de aliciamento”, afirma o especialista. “Eu acho irónico quando se diz que a jovem não está a ser mantida contra a sua vontade. Se, na realidade, ela tem uma dependência, se esta pessoa que está com ela satisfaz essa necessidade que ela sente, é óbvio que ela se vai manter e sentir bem no local onde está”, acrescenta.
Tito Morais deixa ainda um alerta para os pais sobre a vulnerabilidade dos filhos: “Os pais têm de perceber que o cérebro de um adolescente é um cérebro vulnerável, que não está totalmente desenvolvido. Os pais têm de colmatar esse desenvolvimento, têm de ser o córtex pré-frontal dos filhos e têm de acompanhar.”