Cinco pessoas, três das quais agentes da PSP, ficaram esta quinta-feira feridas na sequência de uma colisão entre um ligeiro e um carro da polícia em São João da Talha, no concelho de Loures, segundo a Proteção Civil.
De acordo com uma fonte do Comando Sub-Regional da Grande Lisboa, dois dos feridos ficaram em estado grave. Informação que, horas mais tarde, a PSP esclareceu, garantindo que nenhum dos cinco feridos - três PSP e dois suspeitos - apresenta ferimentos graves.
O alerta para o acidente foi dado às 4:26, tendo sido mobilizados cerca de 20 operacionais e nove veículos para o local
Por sua vez, fonte do Comando Metropolitano da PSP de Lisboa adiantou à Lusa que a colisão ocorreu numa via de acesso ao Itinerário Complementar n.º2 (IC2) em São João da Talha, no concelho de Loures.
"Os cinco feridos foram transportados ao hospital e o acidente está em fase de resolução com a remoção de viaturas e limpeza de via", disse a mesma fonte.
Os esclarecimentos da PSP
Ao início da tarde desta quinta-feira, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP deu mais detalhes sobre o incidente desta madrugada e que envolveu uma viatura da autoridade.
“Hoje, pelas 4:04, uma equipa da Divisão Policial da Amadora, em ação de fiscalização e prevenção criminal, deu ordem de paragem a uma viatura na zona de Alfragide, tendo o seu condutor desobedecido e tentado embater na viatura policial, colocando-se posteriormente em fuga pela 2.ª Circular em direção à A1”, refere o comunicado enviado às redações.
A viatura foi abordada “já em Santa Iria da Azóia”, na sequência de uma “ação policial” que foi “entretanto desencadeada”. E foi precisamente numa dessas viaturas que “o condutor em fuga embateu”.
Desta colisão, informa a PSP, três polícias, “com ferimentos vários”, e dois suspeitos, “sem lesões graves conhecidas”, foram conduzidos a uma unidade hospitalar, cujo nome não é referido.
“Prosseguem diligências adicionais relacionadas com esta ocorrência”, acrescenta a PSP, apelando a que “todos os cidadãos” para que cumpram as ordens legais e legitimas dos Polícias, de modo a garantir a segurança e a integridade física de todos os intervenientes nas ocorrências policiais".
[Notícia atualizada às 13:11 com informação do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP]