Os enfermeiros do serviço de oncologia cirúrgica do IPO do Porto pediram escusa de responsabilidade por considerarem que faltam profissionais no serviço e que a segurança dos doentes pode estar em causa.
22 dos 31 enfermeiros do serviço de oncologia cirúrgica entregaram o documento em que recusam ser responsabilizados em caso de erro.
Número de enfermeiros é insuficiente, dizem profissionais
Os profissionais dizem que não são suficientes para cuidar devidamente dos doentes do serviço, principalmente, tendo em conta a distribuição de camas no espaço.
Durante a noite estão escalados apenas três enfermeiros e um auxiliar para todo o serviço o que é, segundo a Ordem, insuficiente.
Aos fins de semana e feriados o número de profissionais é reduzido no turno da manhã. De 11 profissionais durante a semana passa para oito, sendo que o trabalho não muda.
IPO garante que vai reforçar equipa
Contactado pela SIC o IPO do Porto explica que a necessidade de contratar enfermeiros foi detetada em janeiro e que, até ao final do mês, vão entrar mais 51 profissionais.
Adianta ainda que o serviço de oncologia cirúrgica foi o primeiro a ser reforçado com a contratação de nove enfermeiros. Acrescenta também que está empenhado em resolver os problemas identificados e que a segurança dos doentes está garantida.