País

Morreu Cândido Ferreira, médico e antigo candidato presidencial

Morreu Cândido Ferreira, médico e antigo candidato presidencial
Facebook

Médico de formação, Cândido Ferreira teve também um percurso ligado ao Partido Socialista, do qual se desvinculou em 2011.

Morreu aos 73 anos o médico e antigo presidente da Federação Distrital de Leiria do PS, Cândido Ferreira. Em 2011, cinco anos antes de avançar com a candidatura a Belém, contestou a liderança de José Sócrates, e acabou por pedir a demissão do PS sem ter tomado posse na comissão nacional para a qual tinha sido eleito.

Residia em Leira mas era natural de Febres, Cantanhede, onde nasceu 1949. Em 1974, filiou-se no Partido Socialista (PS) e, dois anos depois, foi mandatário-jovem de Ramalho Eanes, candidato à Presidência da República, tendo-se desvinculado do PS, ao qual voltou em 1982.

Entre 1985 e 1989, Cândido Ferreira dirigiu a bancada do PS na Assembleia Municipal de Leiria, tendo sido depois candidato a presidente da Câmara.

Entre 1991 e 1995 foi presidente da Federação Distrital de Leiria do PS, tendo sido ainda diretor de campanha do Presidente Jorge Sampaio, sendo que em 2002 integrou a lista à Assembleia da República do PS por Leiria em lugar não elegível.

Em 2011, contestou a liderança de José Sócrates, acabando por pedir a demissão do PS sem ter tomado posse na comissão nacional para a qual tinha sido eleito.

Cinco anos depois, em 2016, foi candidato à Presidência da República, eleições ganhas por Marcelo Rebelo de Sousa. Na corrida estavam ainda Henrique Neto, Sampaio da Nóvoa, Edgar Silva, Marisa Matias, Maria de Belém Roseira, e Paulo de Morais.

O velório decorre a partir das 17:00 desta quarta-feira na Casa Mortuária de Pousos e o funeral está marcado para as 10:00 de quinta-feira, 23 de março.

Últimas Notícias