A Direção Executiva do SNS vai criar medidas para quem chega ao hospital com pulseiras verdes e azuis e quer que haja reorganização das urgências pelos médicos especialistas.
Na cimeira sobre os serviços de urgências, a decorrer no hospital Santa Maria, Fernando Araújo defendeu também a criação da especialidade para a urgência.
A Direção Executiva queria lançar a reforma dos cuidados de saúde primários, mas na primeira cimeira do SNS, as urgências são o assunto incontornável.
Não foi, para já, mais longe, mas a mudança terá passar pelo antes e depois das urgências, igualmente pela referenciação nos serviços.
"Temos de atuar na questão da referenciação dos doentes para os serviços de urgência e aqui refiro-me muito à questão dos [casos em que são atribuídas pulseiras] azuis e verdes. Este é um tema sempre discutido em muitos locais, mas sempre adiado porque é um tema impopular", disse o diretor executivo do SNS, Fernando Araújo, na abertura da primeira edição do “SNS SUmmit”.
Estão ainda a ser debatidas mais medidas que complementem o programa via verde implementado entre as urgências e os centros de saúde.
O SNS quer também que a reorganização das urgências passe por médicos especialistas.
Fernando Araújo afirma que, perante alguma litigância entre hospitais, é precisa articulação que evite guerras inúteis para que se consiga a mudança