A líder do Bloco de Esquerda está presente na manifestação pela habitação, em Lisboa, e acusa o Governo de não promover medidas eficazes para os portugueses. Garante ainda que o Executivo não acabou com os Vistos Gold.
“Cada vez é mais caro construir”, começou por dizer Catarina Martins, antes de frisar que é necessário acabar com “este universo de benefícios fiscais”:
“Nós precisamos de casas que as pessoas que aqui [Portugal] trabalham, com o seu salário, consigam pagar e, para isso, é preciso acabar com este universo de benefícios fiscais e outras benesses aos fundos de investimento imobiliário, e outras que tais, que ganham mais com casas vazias do que com casas com gente lá dentro”.
Prosseguiu dizendo que Lisboa é das capitais “mais caras do mundo” e que, ao mesmo tempo, os salários “são dos mais baixos”.
As casas “ficarão mais caras”
A líder do Bloco afirmou ainda que é essencial “haver tetos nas rendas”, que as casas vazias “sejam ocupadas” e ainda que as habitações “tenham preços que as pessoas possam pagar”.
Atirou que os subsídios do Governo “chegam a poucas pessoas” e quando os mesmos subsídios acabarem “as casas ficarão mais caras”.
Por fim, garantiu que é possível acabar com a especulação imobiliária, para tal é necessário acabar com os benefícios dos fundos de investimento.
“O Governo não acabou com os Vistos Gold mudou-lhes o nome”, acusou Catarina Martins