Há duas novas opções em cima da mesa para o novo aeroporto de Lisboa, totalizando assim nove em cima da mesa que podem vir a aumentar.
A comissão técnica independente que está a estudar a localização acolheu a solução Monte Real. Acrescentou ainda, por iniciativa própria, uma solução combinada entre Alcochete e a Portela.
“Monte Real foi proposto pelo Presidente da Câmara de Leiria. Alcochete complementar a Portela é uma solução que é comparável a Santarém complementar a Portela e que nos pareceu que estava em falta no conjunto das cinco opções estratégicas que estão identificadas na resolução do Conselho de Ministros”, explicou a presidente da Comissão Independente, Rosário Partidário.
Neste momento estão nove hipóteses em cima da mesa e ainda podem vir a aumentar.
A lista final de soluções possíveis é anunciada no dia 27 de abril e vai ter de considerar obrigatoriamente as cinco hipóteses do Governo.
Um aeroporto no Montijo teria muito mais impacto na avifauna do estuário do Tejo do que anteriormente estimado, indica um estudo científico divulgado na quinta-feira passada.
Segundo os investigadores, cerca de 68% dos maçaricos-de-bico-direito seriam afetados, um valor bastante superior aos 6% que o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) associado ao projeto aeroportuário estimava.
A construção de um novo aeroporto na região de Lisboa está a ser analisada por uma comissão criada para esse efeito mas no passado o aeroporto do Montijo já foi dado como certo.