O último balanço da PSP e da GNR, apresentado esta segunda-feira, dá conta de que pelo menos 17 pessoas morreram em acidentes rodoviários durante a semana da Páscoa, em todo o país.
No mesmo período do ano passado, já sem obrigatoriedade de confinamento devido à Covid-19, as duas forças de segurança registaram cinco vítimas mortais.
Dos cerca de 2.000 acidentes - mais 650 ocorrências do que em 2022 - resultaram ainda 41 feridos graves e mais de 600 feridos ligeiros. Durante as fiscalizações, foram ainda detidos 393 condutores com uma taxa crime de álcool no sangue (superior a 1,2 g/l).
Mais mortos e feridos, mas menos ‘aceleras’
Apesar do aumento acentuado de vítimas mortais e de um aumento no total de feridos (mais 176 casos do que no ano anterior), os dados ainda provisórios apontam para uma descida na deteção de infrações por excesso de velocidade.
Este ano, GNR e PSP detetaram perto de 3400 ‘aceleras’. Já em 2022, foram contabilizadas mais de 12600 infrações desta natureza, ainda que tanto por fiscalização presencial como por radar.
