País

Greve dos professores decorre no distrito de Vila Real

Distritos a distrito, os professores continuam a fazer greve a partir do terceiro tempo letivo. Exigem a recuperação integral do tempo de serviço e a eliminação das quotas e vagas de acesso aos quinto e sétimo escalões.

Concentração de professores e educadores, com distribuição de informação à população sobre as razões da luta dos professores.
Concentração de professores e educadores, com distribuição de informação à população sobre as razões da luta dos professores.
PEDRO SARMENTO COSTA

A greve dos professores, promovida por nove organizações sindicais, decorre esta quarta-feira em Vila Real. É o terceiro dia de protesto e o terceiro distrito em que decorre.

Esta terça-feira, milhares de alunos do distrito de Viseu ficaram sem aulas durante a parte da tarde. A paralisação obrigou centenas de pais a ir buscar os alunos mais cedo às escolas. Cerca de 150 professores concentraram-se na principal praça da cidade de Viseu.

Neste protesto, os docentes vão parar ao início do terceiro período de aulas. A recuperação integral do tempo de serviço e a eliminação das quotas e vagas de acesso aos quinto e sétimo escalões continuam a ser as principais reivindicações dos professores.

Na próxima quinta-feira, os sindicatos dos docentes e Ministério da Educação voltam às negociações.

A greve irá decorrer em distritos diferentes todos os dias, terminando a 12 de maio em Lisboa. O próximo distrito será Viana do Castelo.