País

Carlos Moedas vai ser recebido pelo Papa Francisco no Vaticano

Presidente da Câmara Municipal de Lisboa irá reunir-se com o Sumo Pontífice este sábado.

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas.
Loading...

O presidente da Câmara de Lisboa vai ser recebido pelo Papa Francisco no sábado, em Roma, no dia em que se assinalam 100 dias para o início da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que vai decorrer na capital em agosto.

Citado numa nota enviada hoje à agência Lusa, Carlos Moedas diz ser "emocionante" encontrar-se com o Papa Francisco e "poder transmitir todo o entusiasmo com que a cidade irá acolher de braços abertos, e de forma fraterna, os milhares de jovens que vão estar" em Lisboa.

"Estamos já em contagem decrescente para um evento único que vai marcar Lisboa e o país", acrescenta o autarca social-democrata.

De acordo com a Câmara de Lisboa, todos os trabalhos em curso para a Jornada Mundial da Juventude estão a cumprir os calendários previstos e, no que depende da autarquia, "todos os exigentes pormenores estão a ser devidamente acautelados".

"É um grande orgulho poder estar no Vaticano e partilhar uma mensagem de grande confiança, de que estamos bem preparados e com convicção de que a JMJ na nossa cidade será um enorme sucesso. Lisboa será o palco do mundo por estes dias. Lisboa não falhará", assegura Carlos Moedas.

Posteriormente à divulgação da nota, à margem de uma visita a uma residência universitária, que realizou com o líder do PSD, Luís Montenegro, o presidente da Câmara de Lisboa falou aos jornalistas sobre o encontro com o Papa Francisco, insistindo que a preparação das jornadas está "totalmente em dia".

"Estou muito contente por ver a rapidez com que a Câmara Municipal de Lisboa conseguiu montar o altar, uma obra tão grande", disse, adiantando que se tiver oportunidade irá mostrar imagens ao Papa das obras, nomeadamente do "grande parque verde" que está a ser criado.

Questionado se a polémica sobre o custo das obras será um dos temas do encontro, Carlos Moedas disse que o importante é abordar "o tema central: Portugal ser o centro do mundo nesses dias".

"Levo [ao Papa] a boa energia lisboeta", afirmou.

Lisboa foi a cidade escolhida pelo Papa Francisco para a próxima edição da Jornada Mundial da Juventude, que vai decorrer entre os dias 1 e 6 de agosto, com as principais cerimónias a terem lugar no Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, na margem ribeirinha do Tejo, em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures.