O Governo aprovou um apoio de 10 milhões de euros para apoiar a compra de veículos elétricos, numa altura em que as vendas estão a aumentar. Só em abril subiram quase 95% face ao ano passado.
Entre janeiro e abril foram matriculados em Portugal mais de 10.400 carros elétricos. No geral, as vendas aumentaram nos primeiros quatro meses do ano, mas foi no mês passado que se registou a maior subida de quase 95%.
Nos ligeiros de mercadorias eletrificados o número é ainda mais expressivo. As vendas tiveram um crescimento de 316%, o que significa que foram matriculados mais 175 carros.
Como funciona o apoio do Governo?
Os números são conhecidos na mesma altura em que o Governo aprovou um apoio no valor de 10 milhões de euros para incentivar a compra de veículos elétricos.
A ajuda do governo só chega depois da compra e, para isso, é preciso ser um carro 100% elétrico que tenha custado até 62.500 euros. O apoio será de 4.000 euros para ligeiros de passageiros e superior a 6.000 para os ligeiros de mercadorias.
Também os motociclos e outros dispositivos elétricos de mobilidade pessoal adquiridos este ano poderão ter direito a um incentivo de, no máximo, 500 euros e as bicicletas convencionais de 100.
O Fundo Ambiental vai servir ainda para cobrir a instalação de pontos de carregamento. Os pedidos devem ser submetidos até ao final do novembro através do site Fundo Ambiental.