Desde o início do mês, os trabalhadores podem pedir duas autodeclarações de doença até 3 dias recorrendo ao portal do SNS24. Do balanço feito à SIC, a direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, diz que o processo traz muitas vantagens para os profissionais de saúde. Até à data foram pedidas mais 7.648 declarações.
Desde 1 de maio, os trabalhadores que se sentem doentes podem evitar deslocações ao médico para pedir uma autodeclaração por doença até 3 dias. Agora o digital facilita esse pedido: basta aceder ao SNS24, por telefone ou por meios digitais, sendo atribuído posteriormente um código que é enviado por mensagem ou e-mail e o utente só precisa de o reenviar à entidade patronal.
O objetivo é reduzir a pressão nos centros de saúde. Na unidade da Casa dos Pescadores, na Póvoa de Varzim, já quase 100 utentes recorreram ao portal para pedir uma autodeclaração por doença.
O três dias de baixa não sã pagos. O Serviço Nacional de Saúde apela à responsabilidade dos utentes e garante que a nova reorganização de serviços já está a reduzir a burocracia e a pressão nos centros.