País

Nova lei do tabaco: “Tenho perímetro abdominal e o Estado não me obriga a fazer dieta”

Na SIC Notícias, o comentador Daniel Oliveira analisa a nova lei do tabaco e faz ainda uma comparação com o consumo de álcool.

Loading...

Num debate na SIC Notícias sobre a nova lei do tabaco, o comentador Daniel Oliveira questiona o papel do Estado nesta matéria, defendendo que deve ser de informar, mas “não obrigar”, permitindo à sociedade que possa fazer escolhas informadas.

“Infelizmente tenho um perímetro abdominal maior do que gostava e o Estado não me obriga a fazer uma dieta. Dá-me informação, mas não me obriga a fazer dieta”, afirma.

O comentador SIC faz ainda uma comparação com o consumo de álcool, afirmando que é uma “droga legal” com “efeitos físicos sociais e económicos brutais”, mas que existe um equilíbrio entre “a liberdade de beber e os problemas que o álcool traz”.

“O álcool tem efeitos físicos, sociais e económicos brutais: mortes na estrada, violência doméstica… arrisco-me dizer que tem efeitos sociais mais profundos que o tabaco e, no entanto, vivemos num equilíbrio entre a liberdade de beber e os problemas que o álcool traz, tentando viver numa sociedade que vá sendo melhor, mas onde se continua a poder fazer escolhas”, defende.

O tema esteve em debate na noite desta segunda-feira na SIC Notícias. Estão a chegar mais restrições ao fumo mas também à venda de todos os tipos de tabaco. O consumo entre as camadas mais jovens da população portuguesa tem de ser travado, bem como as mortes que o tabagismo provoca, defende o Governo. Se ainda não sabe o que vai mudar e quando, a SIC Notícias dá-lhe uma ajuda.