Pela primeira vez as provas de aferição vão ser feitas em formato digital. No entanto, os diretores das escolas e a Associação Nacional de Professores de Informática denunciam que não estão reunidas as condições para os alunos fazerem as provas em computador.
A primeira prova de aferição em formato digital será feita entre 16 e 26 de maio pelos alunos do 8º ano à disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação. O calendário há muito que é conhecido, mas só no final da semana passada as escolas souberam que houve alterações ao que estava planeado.
Até à semana passada, estava previsto que era realizado num browser. Na quinta de manhã, receberam indicações que era numa app instalada num computador. Uma mudança feita em cima da hora que está a criar problemas.
O Ministério da Educação acredita que as escolas têm condições para instalar a aplicação a utilizar nas provas de aferição e por isso mantêm o calendário previsto.
Este ano, mais de 250 mil alunos do 2.º, 5.º e 8.º anos de escolaridade vão fazer as provas no computador.
O Governo prevê que até 2025 todas as provas e exames sejam no formato digital, com 12 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência.