A cidade de Coimbra vai acolher esta semana o regresso dos Coldplay a Portugal. A banda britânica dará nos próximos dias 17, 18, 20 e 21 quatro concertos que levarão até ao Estádio Cidade de Coimbra cerca de 200 mil pessoas. Devido à grande afluência que se estima, a Câmara Municipal e a organização do evento prepararam um plano que tem como objetivo facilitar a mobilidade durante os dias dos espetáculos.
É já esta quarta-feira que os Coldplay apresentam o seu novo espetáculo ao público português. A presença da banda, que é um verdadeiro fenómeno mundial, na cidade dos estudantes fará com que a população local cresça temporariamente.
É evidente que o tráfego na cidade aumentará de volume durante esta semana, o que obriga a que sejam criadas alternativas de forma a facilitar as deslocações dentro do perímetro citadino.
Constrangimentos na circulação
Nos dias dos concertos, as circulações rodoviárias e pedonais na zona circundante do Estádio Cidade de Coimbra estarão cortadas das 23h00 do dia 16 às 02h00 do dia 19 e das 23h00 do dia 19 às 02h00 do dia 22. As ruas afetadas serão a rua do Estádio, a D.Manuel I, a D. João III e a Jorge Anjinho.
Segundo informa o município, nos dias 17, 18, 20 e 21 das 14:00 às 02:00, a "circulação motorizada, reservada a transportes públicos (incluindo TVDE), residentes, acesso a propriedade privada, acesso ao Alma Shopping, empresas de take away e entrega de comida ao domicílio, empresas prestadoras de serviços e velocípedes (com e sem motor)" estará condicionada nas seguintes ruas:
- Alameda Júlio Henriques
- Rua dos Combatentes da Grande Guerra
- Rua General Humberto Delgado
- Rua Avelar Brotero
- Rua D. Manuel I (entre a Rua Infanta D. Maria e a Rua General Humberto Delgado)
- Rua Infanta D. Maria
- Rua Carolina Michaelis
- Rua João de Deus Ramos
- Rua Eng.º Jorge Anjinho
- Rua do Brasil
Reforço do serviço de autocarros
A Câmara Municipal aprovou a criação de um título de transporte que permite utilizar os autocarros SMTUC (Serviços Municipalizados dos Transportes Urbanos de Coimbra) de forma ilimitada por quatro euros diários. O título especial será válido para todos os circuitos existentes.
Este título pode ser adquirido nos seguintes pontos de venda fixos:
- Parque da Casa do Sal (Oeste)
- Parque da Casa do Sal (Jardim)
- Estação de Coimbra-B
- Guarda Inglesa (Portaria)
- Parque Verde do Mondego
- Centro Comercial Fórum Coimbra
Pontos de venda móveis:
- Estação de Coimbra-B (rua do Padrão)
- Planalto de Santa Clara
- Convento São Francisco
- Portagem (Beira Rio)
- Estádio/Solum (após os concertos)
Algumas das normais linhas dos SMTUC serão ainda reforçadas com o intuito de dar resposta à grande procura que se prevê.
Nos dias 17 e 19 de maio, a partir das 11:00, a linha número 5 (Estação de Coimbra-B - Praça da República - Estádio/Solum) será reforçada.
Também a partir das 11:00, do dia 20, as linhas 5F (Estação de Coimbra-B – Praça da República – Estádio – Vale das Flores – Portagem) e 7T (Praça da República – Portagem – Estádio) serão reforçadas.
No dia 21, a estas duas linhas, acresce o reforço da 24T (Praça da República – Portagem – Estádio), igualmente a partir das 11:00.
As linhas dos SMTUC serão ampliadas com quatro serviços especiais ao longo desta semana, de forma a facilitar o transporte de todos os visitantes que chegam à cidade.
Confira aqui os circuitos especiais:
Vai de carro? Saiba onde estacionar
Estacionar poderá ser uma tarefa de elevada exigência durante os quatro dias que levarão multidões ao Estádio da cidade. Por esse motivo, a Câmara Municipal concentrou numa lista 16 parques de estacionamento destinados a visitantes.
Eis a lista disponibilizada:
Restauração e venda ambulante
O município de Coimbra informa ainda que os cafés e restaurantes situados na zona circundante do estádio - delimitada pela Av. Fernando Namora, Rua Eng.º Jorge Anjinho, Rua do Brasil, Travessa dos Combatentes da Grande Guerra, Rua dos Combatentes da Grande Guerra, Rua General Humberto Delgado e Rua Infanta Dona Maria - poderão funcionar sem qualquer restrição.
Caso pretendam podem ainda ocupar o espaço público com um balcão de atendimento direto para o exterior - a comummente conhecida como venda ao postigo.
No mesmo perímetro, a venda ambulante “e restauração/e ou bebidas de caráter não sedentário” - viaturas automóveis e reboques, por exemplo - ficam proibidas.
Qual a melhor forma de chegar à cidade?
De forma a reduzir o fluxo de trânsito e a confusão na cidade, a organização dos concertos aconselha que os visitantes, se possível, se desloquem até Coimbra através de transportes públicos.
A CP, inclusive, reforçou o número de comboios com destino à cidade dos estudantes de forma a dar resposta ao número de passageiros que se prevê elevado.
À chegada à estação de Coimbra-B, como já referido acima, estarão à disposição de todas as pessoas as ligações especiais até ao estádio, disponibilizadas pelos SMTUC
Os conselhos da promotora para quem vai ao concerto
Nos dias dos concertos, as portas do estádio abrem às 17:00 pelo que é aconselhado que a chegada ao recinto aconteça o mais cedo possível. Está previsto que os espetáculos comecem uma hora e 45 minutos após a abertura de portas, às 18:45.
A promotora do evento, a “Everything is New”, frisa que “apenas são válidos os bilhetes adquiridos nos pontos de venda oficiais”. Bilhetes que foram comprados no mercado secundário, nomeadamente nos sites Viagogo, StubHub e Ticketswap poderão “ser considerados inválidos”.