Os inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) cumprem, esta segunda-feira, uma greve em todos os aeroportos nacionais.
Nos aeroportos do Porto, Faro e Madeira o protesto tem a duração de 24 horas. Já no aeroporto de Lisboa, a paralisação é parcial e acontece entre as 05:00 e as 10:00. Apesar do sindicato avançar com uma adesão de 100%, o ambiente no aeroporto da Portela, em Lisboa, está calmo e o impacto aparenta não ser significativo.
Este é o terceiro dia de greve no aeroporto de Lisboa. O protesto começou no passado sábado e vai prolongar-se até ao final do mês de junho com paralisações parciais aos sábados, domingos e segundas-feiras.
Os trabalhadores exigem uma resposta do Ministério da Administração Interna sobre a restruturação do SEF e dizem-se preocupados com o futuro dos inspetores. O sindicato que convocou a paralisação queixa-se também de não conhecer o decreto de lei – que espera promulgação do Presidente da República – que estabelece o regime de transição dos trabalhadores.
O ministro da Administração Interna garante que está em negociações com todos os sindicatos do SEF.
Durante o fim de semana, o sindicato avançou uma adesão acima dos 90%, com especial até às 07:00. A paralisação fez com centenas de passageiros enfrentassem longas filas para chegar à capital.