Pelo menos 15 pessoas foram detidas esta terça-feira numa megaoperação da GNR, no Grande Porto, que investiga furtos a residências e estabelecimentos comerciais naquela região.
Durante as buscas, foram apreendidos três veículos e meio quilo de ouro, segundo adianta o tenente-coronel Adriano Resende.
A operação começou por volta das 07:00 e deverá durar a manhã toda.
Ao todo, estão a ser cumpridos 15 mandados de busca, nos quais estão envolvidos cerca de 300 operacionais. Estão a decorrer em Gondomar, Paços de Ferreira, Penafiel, Vila Nova de Gaia e Matosinhos.
A operação começou há cerca de um ano em Viseu, mas de acordo com a GNR, a rede deveria operar hé mais tempo e atingiu “uma dimensão nacional”.
Segundo a GNR, o grupo sinalizava as residências que seriam furtadas e, quando estivessem vazias, entrava e roubava "tudo o que tivesse valor", como ouro e dinheiro.
Nos estabelecimentos, o grupo entrava, escondia os produtos e saía sem pagar. Entre os produtos roubados estão roupas, relógios, playstations e também alimentação, como picanha, bacalhau, salmão, camarão.
Estes produtos eram depois introduzidos no mercado através de recetores.
As autoridades adiantam que cerca de 30 pessoas estavam envolvidas no esquema. Pelo menos 57 residências foram furtadas, assim como 94 estabelecimentos comerciais.
[Artigo atualizado às 09:35]