País

Falha elétrica afeta serviços de operadoras de telecomunicações

Relatos de constrangimentos começaram a surgir antes das 16:00 de clientes da Meo, Nos e Vodafone. Pelas 19:00, a empresa de tecnologia onde ocorreu a falha anunciou que o problema fora resolvido.

Falha elétrica afeta serviços de operadoras de telecomunicações

Clientes das três operadoras de telecomunicações - Meo, Nos e Vodafone - começaram a reportar constrangimentos no acesso à internet, pouco antes das 16:00 desta terça-feira. A situação ficou a dever-se a uma falha no ‘data center’ de Lisboa da Equinix, confirmou a empresa de tecnologia, que já garantiu que todos os serviços foram “rapidamente restabelecidos”

"Houve hoje uma breve interrupção no 'data center' de Portugal LS1 International Business Exchange (1BX), que afetou alguns serviços da Equinix", lê-se numa nota tornada pública pelas 19:00.

A plataforma de ‘data centers’ garantiu que a situação - que se terá tratado de uma falha elétrica - foi "rapidamente controlada" e que os serviços já foram restabelecidos. Segundo a mesma nota, a Equinix está a investigar a causa do problema, que afetou, entre outras empresas, várias operadoras de telecomunicações.

A Equinix está presente em cinco continentes com mais de 200 data centers e fornece servidores que permitem a empresas de todo o mundo conectar-se com clientes e parceiros em qualquer parte do globo, além do armazenamento de informação.

Segundo o site GigaPIX, que agrega estatísticas de tráfego nacionais, verificou-se uma quebra acentuada a partir das 15:55. Os valores de tráfego começaram a recuperar já desde as 16:30, mas ainda a meio-gás.

Serviço Caixadireta sofre avaria

Uma avaria também causou transtorno aos clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), com o serviço Caixadireta fora de funcionamento. A situação foi dada como resolvida, pelo banco, pelas 18:00 desta terça-feira.