País

Comentários racistas a tweet da PSP estão a caminho do Ministério Público

Em causa está uma publicação feita na página oficial da PSP na rede social Twitter a dar conta da abertura de um concurso para a Formação de Oficiais da Polícia.

Loading...

O anúncio do 40.º Curso de Formação de Oficiais da Polícia, feito pela Polícia de Segurança Pública (PSP) na rede social Twitter está a dar que falar, mas pelos piores motivos: “Parece-me que alguém trocou a foto do polícia e do ladrão” ou “O que está um preto a fazer na polícia portuguesa?" foram alguns dos comentários feitos ao post.

Na publicação, que data do passado dia 16 de junho, a PSP anunciava a abertura do concurso para formação de Oficiais da Polícia, ministrado no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, e ilustrava com a fotografia de um oficial. Acontece que nesse post foram publicados “diversos comentários de teor racista”.

A PSP esclarece que “repudia qualquer tipo de discurso ou comentários de teor racista e reitera que todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei e que ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual, conforme consagrado na Constituição da República Portuguesa”.

Mais. “Logo que a PSP tomou conhecimento dos referidos comentários encetou de imediato diligências no sentido de aferir da existência de ilicitude e da identificação dos seus autores” e esta segunda-feira elaborou “auto de notícia, já remetido ao Ministério Público, com referência aos factos apurados até ao momento e à informação que se considera ter relevância criminal”.

A autoridade remeteu também à Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial, os comentários que consubstanciam infração de natureza contraordenacional por ser da competência desta entidade.

Aproveitando esta situação, “a PSP apela a que todos os cidadãos mantenham um comportamento cívico adequado a contribuir para a paz social”.