Milhares de bracarenses, e não só, têm enchido as principais ruas da cidade por estes dias. O auge das celebrações acontece este fim de semana: de sexta-feira para sábado é celebrada a noite de São João e, no sábado, para além da festa, acontecem no centro da cidade algumas das iniciativas mais históricas - e esperadas - do São João de Braga.
Cheira a sardinha e há festa em Braga
Esta sexta-feira, 23 de junho, é um dos dias mais fortes do São João de Braga, a agenda é preenchida. As bandas filarmónicas e os cabeçudos vão ‘invadir’ o centro histórico de Braga.
- Cortejo de Abertura das Festas ou da Mordomia, às 9:00 horas, Rua de São João do Souto
- Abertura Oficial das Festas de São João de Braga, às 10:00 horas, na Praça do Município
- Concerto de Bandas Filarmónicas, das 10:30 às 12:30 horas, na Praça Municipal
- Rodopiada de Gigantones e Cabeçudos, às 12:30 horas, na Praça da República
- Concerto de Bandas Filarmónicas, das 15:00 às 17:00 horas, na Praça Municipal,
- “Momento Bombástico”, às 16:00 horas, na Rua do Castelo (Despique de Bombos)
- Concerto de sinos, às 17:00 horas, nas Igrejas de Santa Cruz, Sé e São Vicente
- Cortejo das Rusgas, às 22:00 horas, no Campo das Hortas
Os festejos continuam pela noite dentro com vários DJ's no centro histórico da cidade, com o fogo de artifício na Ponte, lançado a partir do monte do Picoto (01:00 horas), e com o concerto de Plutónio, na Avenida Central, às 01:30 horas.
Dia de cumprir as tradições
Este sábado, dia 24 de junho, é dia de sair à rua, bem cedo, o tradicional cortejo sanjoanino. Começa às 09:00 horas no Largo São João do Souto é composto por três elementos chave: o Carro das Ervas, a Dança do Rei David e o Carro dos Pastores.
Para a tarde de sábado, está agendada a aclamação de flores, às 17:15 horas, no Largo do Paço, e a Procissão de São João Batista, com saída às 18:00 horas da Sé Catedral.
À noite, pelas 22:00 horas, “Os Quatro e Meia” sobem ao palco da Avenida Central e, às 23:30 horas há mais fogo de artifício, desta vez para encerrar as festas.
- Cortejo Sanjoanino, às 9:00 horas, Largo São João do Souto
- Aclamação das Flores, às 17:15 horas, Largo do Paço
- Soleníssima Procissão de São João Baptista, às 18:00 horas, na Sé Catedral de Braga
- Concerto d'Os Quatro e Meia, às 22:00 horas, na Avenida Central
- Fogo de Encerramento, às 23:30 horas, na Avenida Central
- Corrida de São João 2023, entre as 21:00 as 23:00 horas, na Avenida João Paulo II
Para quem visita Braga pela primeira vez nesta época festiva, sugerimos uma visita à capela de São João da Ponte, no Parque da Ponte. Nessa zona pode ver uma representação de São João Batista a batizar Jesus no rio Este. Guarde também tempo para comer sardinhas, farturas e bifanas e dar uma volta nos carrinhos de choque.
As Festas de São João de Braga são organizadas pela Associação de Festas de São de Braga. O início das celebrações em Braga datam de 1.150, ano em que foi fundada a igreja dedicada ao São João na cidade de Braga. As festividades foram-se afirmando ao longo do século XVI e, neste momento, o São de Braga já é uma das maiores festas populares do país.