País

Detidos dois suspeitos da prática de crimes a bordo de navio mercante

Segundo as autoridades, os imigrantes terão entrado a bordo no Porto de Izmir, na Turquia, e foram detidos na madrugada desta quarta-feira ao largo da costa do Algarve.

(Arquivo)
(Arquivo)
Choochart Choochaikupt / EyeEm

Numa ação coordenada com a Autoridade Marítima Nacional, a Polícia Judiciária (PJ) deteve dois suspeitos que ameaçaram a tripulação de um navio mercante “Vestwind”, com bandeira portuguesa, na madrugada desta quinta-feira, na costa do Algarve. O pedido de socorro foi feito pelo capitão do navio.


“A ação conjunta foi desencadeada na sequência de um pedido de socorro do capitão do navio, o qual, juntamente com a restante tripulação, estavam a ser vítimas de ameaças graves contra as suas vidas e contra a segurança da embarcação”, refere o comunicado da PJ.

Segundo as autoridades, os imigrantes terão entrado a bordo no Porto de Izmir, na Turquia, e terão feito ameaças graves à tripulação, na viagem que durou mais de dez dias.

"Os detidos, indocumentados, respetivamente com 23 e 24 anos de idade, entraram no navio no dia 08.06.2023, no Porto de Izmir – Turquia e, desde que foram detetados, demonstraram uma atitude não colaborante com a autoridade do navio, passando a assumir comportamentos ameaçadores contra a tripulação.

No percurso marítimo entre a Turquia e as águas territoriais portuguesas, o comandante do navio solicitou sucessivos pedidos de apoio e assistência, para proceder ao desembarque dos dois clandestinos, diligências que, apesar de insistentes não obtiveram acolhimento, de diferentes países", informa a PJ.

Os detidos estão indiciados pelos crimes de atentado à segurança de transporte por água, introdução ilegal em lugar vedado ao público, ameaça agravada e permeância ilegal em território nacional.


Os dois indivíduos serão presentes a um primeiro interrogatório judicial para a aplicação de medidas de coação no Tribunal de Instrução Criminal de Faro.